5 dicas para manter a produtividade

Todos nós já passamos pela experiência de não conseguirmos ser produtivos ou porque nos sentimos demasiado sobrecarregados ou demasiado cansados ou por parecer que tudo acontece ao mesmo tempo.

Juntamos aqui algumas dicas que o vão ajudar a manter-se motivado e produtivo ao longo do dia de trabalho.

Definir prioridades

Quando as tarefas são muitas, parece difícil mantermos tudo organizado e conseguirmos realmente finalizar o nosso trabalho. Por isso, devemos definir o que fazer em primeiro lugar e estabelecer os passos seguintes.

Planear sempre

Depois de tudo preparado, devemos ter sempre presente quais os nossos planos e compromissos. Portanto, é importante andar sempre acompanhado da agenda (seja eletrónica ou em papel) para não nos esquecermos do que é importante.

Não ficar demasiado tempo a pensar

Por vezes ficamos estagnados a pensar no que temos para fazer, em vez de pôr “mãos-à-obra” realmente. Devemos tentar contornar isso e passar à ação porque de outra forma estamos a fazer com que adiemos (mesmo que não seja de propósito) as nossas tarefas.

Fazer pausas

É importante não trabalhar seguido para podermos aproveitar os momentos em que realmente estamos 100% focados. Parar, idealmente de 2 em 2 horas, vai evitar que o nosso cérebro fique sobrecarregado com informação e permitir que nos momentos de trabalho estejamos mesmo concentrados.

Evitar a negatividade

Quanto mais negativos formos no nosso trabalho, menos iremos conseguir focarmo-nos no que realmente importa, pois irá causar stress. É essencial encarar o trabalho da melhor forma possível e esforçar-se por manter uma atitude positiva face a dificuldades ou imprevistos, que são desafios a superar.

 

Resumindo, se quiser ser produtivo, foque-se no que é importante, mantenha uma agenda atualizada, avance para as tarefas com otimismo e, de vez em quando, descanse para recuperar energia e porque também merece!