Todos nós já passamos pela
experiência de não conseguirmos ser produtivos ou porque nos sentimos demasiado
sobrecarregados ou demasiado cansados ou por parecer que tudo acontece ao mesmo
tempo.
Juntamos aqui algumas dicas que
o vão ajudar a manter-se motivado e produtivo ao longo do dia de trabalho.
Definir prioridades
Quando as tarefas são muitas,
parece difícil mantermos tudo organizado e conseguirmos realmente finalizar o
nosso trabalho. Por isso, devemos definir o que fazer em primeiro lugar e
estabelecer os passos seguintes.
Planear sempre
Depois de tudo preparado, devemos
ter sempre presente quais os nossos planos e compromissos. Portanto, é
importante andar sempre acompanhado da agenda (seja eletrónica ou em papel)
para não nos esquecermos do que é importante.
Não ficar demasiado tempo a pensar
Por vezes ficamos estagnados a
pensar no que temos para fazer, em vez de pôr “mãos-à-obra” realmente. Devemos
tentar contornar isso e passar à ação porque de outra forma estamos a fazer com
que adiemos (mesmo que não seja de propósito) as nossas tarefas.
Fazer pausas
É importante não trabalhar
seguido para podermos aproveitar os momentos em que realmente estamos 100%
focados. Parar, idealmente de 2 em 2 horas, vai evitar que o nosso cérebro fique
sobrecarregado com informação e permitir que nos momentos de trabalho estejamos
mesmo concentrados.
Evitar a negatividade
Quanto mais negativos formos no
nosso trabalho, menos iremos conseguir focarmo-nos no que realmente importa,
pois irá causar stress. É essencial encarar o trabalho da melhor forma possível
e esforçar-se por manter uma atitude positiva face a dificuldades ou
imprevistos, que são desafios a superar.
Resumindo, se quiser ser produtivo, foque-se no que é
importante, mantenha uma agenda atualizada, avance para as tarefas com otimismo
e, de vez em quando, descanse para recuperar energia e porque também merece!