Afastou-se por algum motivo do mercado de trabalho e agora quer e precisa voltar à vida ativa mas não sabe muito bem como fazer isso?
Veja como dar a volta por cima e recomeçar com toda a força!
1 - Reative sua rede de contatos
É o primeiro passo para voltar ao mercado de trabalho. Um ex-colega ou ex-chefe poderá indicar o seu nome para uma oportunidade e saberá falar sobre suas competências e qualidades, para além do simples reencaminhar do seu CV. Os contactos pessoais também são importantes para atestar da idoneidade, confiança e credibilidade que merece.
2 - Prepare o seu "material de venda"
Claro que não adianta ser muito bem recomendado se o seu currículo não estiver bem elaborado, destacando as suas principais competências e realizações profissionais.
3 - Invista nas redes sociais e profissionais
Também não basta preparar o currículo e depois guardá-lo à espera de um milagre. É preciso divulgar o seu CV e manter as informações atualizadas nas redes sociais e redes profissionais, até porque essa também é uma forma eficiente de ativar e envolver os seus contactos.
4 - Apresente os seus motivos
Explicar o seu afastamento, embora nem sempre seja fácil, é necessário na maioria dos casos, para que o recrutador entenda a razão porque se afastou do mercado de trabalho. Essa informação deve vir logo na carta de apresentação ou no início do seu CV, no resumo ou na experiência.
Uma mudança de carreira, um período sabático curto e bem planeado, são razões facilmente compreendidas.
Se foram razões pessoais, deve referi-lo na carta de apresentação por ser menos formal, sem muitos detalhes mas garantindo que essas questões estão ultrapassadas e pode voltar ao trabalho.
No caso de situação de desemprego de longa duração, deixe clara as qualificações e experiência e o quanto está motivado para agarrar a oportunidade, remetendo explicação do que está a acontecer para a fase de entrevista.
E não se esqueça:
Procurar emprego é um trabalho de pesquisa e prospecção ativa de oportunidades e de venda de si mesmo, enquanto profissional.
Por isso monte o seu plano, acredite em si e trabalhe afincadamente, todos os dias.
Boa sorte!