Dicas para elaborar o seu CV

Como demonstrar no seu currículo que pode ser o candidato ideal?

O principal objetivo de qualquer currículo é demonstrar que é o candidato ideal e retratar com clareza a experiência, os conhecimentos e as realizações do profissional.

- Organize as informações de forma interessante e focada, contendo-as no máximo em duas páginas. Se for demasiado extenso e detalhado o recrutador não vai ler e poderá induzir que é uma pessoa chata ou que não sabe definir o relevante.

- Também não deve cair no outro extremo e resumir demasiado a sua experiência; muitas vezes quem faz a primeira triagem não domina a área de especialização e pode ter dificuldade em apreciar a sua experiência se só usar 2 ou 3 palavras. Deve ser sucinto mas descrever claramente as principais responsabilidades.

- Descreva com detalhes os seus últimos 3 empregos ou os 15 últimos anos trabalhados. Para as demais experiências liste apenas o nome do cargo, o nome da empresa e breve descrição da organização (segmento, porte, sector).

- Utilize palavras chave ao longo do seu currículo, que o recrutador capte com facilidade e que tornem o seu CV facilmente pesquisável.

- Não esqueça de referir as datas de entrada e saída das suas experiências profissionais (mês/ano).

- Seja objetivo e coloque evidências e dados concretos que comprovem suas qualificações e realizações profissionais.

- Deve ser possível comprovar as habilitações e formações com os respetivos diplomas. Também poderá ter de comprovar o nível de desenvolvimento em determinado idioma. Se o nível é demasiado básico, é preferível não colocar, a não ser que esteja a ter formação.

- Não deve mencionar competências comportamentais; pode parecer um autoelogio e haverá outras formas isentas de o avaliar (entrevistas, referências profissionais...).

- Não omita informações importantes, não minta, nem sobrevalorize experiências ou formações; se houver elementos que não façam muito sentido no seu currículo vai gerar desconfiança no recrutador.

- Informações sobre pretensão salarial e referências deverão ser dadas quando solicitadas. As pessoas mais indicadas para darem referências suas são os antigos empregadores, chefias, professores e colegas de trabalho.

Boa sorte!