Como adequar o tipo de CV ao seu perfil profissional? Podemos distinguir basicamente três modelos, que devem ser utilizados consoante o âmbito específico a que se destinam e o perfil do candidato que o elabora.
Currículo Cronológico
É o modelo mais utilizado para respostas a anúncios. A informação é fornecida por ordem cronológica, destacando a evolução de carreira do candidato. Deverá optar por ordem cronológica descendente, da mais recente para a mais antiga, pois são as últimas experiências que mais interessam a potenciais empregadores.
É por isso mais indicado para profissionais com um percurso profissional longo e estável ou com uma componente académica extensa. Também é ajustado a recém-licenciados com alguma experiência.
Currículo Funcional
A organização é temática, permitindo ao candidato selecionar os pontos fortes do seu perfil e destacar as competências e atividades profissionais que mais o valorizam. Como não segue qualquer ordem cronológica, acentua os conhecimentos técnicos, a formação e experiência profissional.
Quem o deve utilizar: profissionais com experiências muito diversificadas entre si ou com um percurso profissional extenso; profissionais que tiveram uma paragem de carreira (por exemplo, pelo nascimento dos filhos ou um ano sabático) e recém-licenciados ou profissionais à procura do primeiro emprego.
Currículo Criativo
Surpreenda e diferencie-se com um CV de template diferente, visualmente apelativo e com personalidade própria, desde que adequado à sua área de trabalho.
É indicado sobretudo para profissionais de áreas criativas, se estiver a concorrer a uma start up ou a uma empresa de cultura particularmente jovem e inovadora.
Lembre-se que independentemente do modelo escolhido deverá ser sempre um documento apelativo e profissional.
Boa sorte!